
Está chegando aqui mais um destino “quentinho” recheado com muito waffle, cerveja, chocolate, batata frita e uma sensação térmica maravilhosa…frio.
Aqui está um roteiro completo que incluiu Amsterdam, Bruxelas, Bruges e Antuérpia, durante o mês de fevereiro, finalzinho do inverno. Temperaturas? Nesta época, elas variam de -7 a 3ºC, com sensação térmica de até -11ºC. Apesar do frio caprichado, a população demonstra um clima completamente oposto com uma receptividade bem calorosa em ambos países (Holanda e Bélgica). A gentileza tanto dos holandeses, quanto dos belgas, realmente são boas.
No que diz respeito a passeios e gastronomia, os destinos não deixam a desejar. Os turistas encontram cardápios que incluem muita massa, hambúrguer, cachorro-quente, waffle, cerveja e vinho. A faixa de preços das refeições ficam em média de 10 a 20 euros. Os passeios podem ser feitos a pé, pois caminhando é melhor para conhecer os pontos turísticos. Caso opte em fazer os passeios de transporte público, se atente em validar o bilhete.
Não é preciso ter receio com a comunicação, porque todos falam inglês e alguns até arriscam o espanhol. A maioria dos passeios, como museus e tour pelos canais, tem tradução na língua portuguesa.
Passagens de trem
A Holanda e a Bélgica são países vizinhos, por isso, uma viagem de trem é interessante pelo fato de ser mais confortável, porém mais caro. Há opções de ônibus mais em conta que faz esse trajeto também. Ao comprar passagens antecipadamente a poltrona é garantida. Na hora, corre-se o risco de não encontrar passagens e elas podem ser mais caras. Os trens sãi das empresas Thalys e da Intercity. Seguem os sites para compra: https://www.nsinternational.nl/en (Holandês) e http://www.belgianrail.be/ (Belga)
Muita atenção nas estações de Bruxelas e Antuérpia, pois são três. Verifique corretamente em qual irá desembarcar. Os valores dos trens variaram de 14,00 a 42,00 euros.
Hotéis
O www.booking.com é um ótimo site para realizar reservas. Segue a lista hotéis e hostels: Brxxl 5 City Centre Hostel (Bruxelas), Ibis Budget Brugge Centrum Station – colado na estação de trem (Bruges) e Antwerp Central Youth Hostel (Antuérpia).
PONTOS TURÍSTICOS
Amsterdam
– A Praça do Dam e o Palácio Real
– Distrito da Luz Vermelha (Red Light)
– Begijnhof (Jardim secreto)
– Rijksmuseum (I Amsterdam)
– AlbertCuyp markt, feira livre
– Casa da Anne Frank (comprar antecipadamente pelo site)
– Museu do Van Gogh
– Passear de barco nos canais (16,00 euros)
– Vondelpark (Parque)
Bruxelas
– Grand-Place de Bruxelas
– Igreja do Centro Histórico
– Manneken Pis
– Mont des Arts
– Atomium
– Palácio Real de Bruxelas
– Centro Adm. da Comunidade europeia
– Parque do Cinquentenário
Bruges
Spegelaere (MELHOR CHOCOLATE DA VIDA – Ezelstraat 92
– Grote Markt
– Centro histórico
– Fábrica de chocolate
Antuérpia
– Grote Markt, prefeitura e estátua de brabo
– Estação de trem de Antuérpia
– Het Steen
– Meirstraat & Palácio Real
Dicas
– Caso fique confuso(a) com os mapas das cidades, utilize o Google Maps nos momentos em que se tem Wi-fi (se não tiver pacote de internet, a maioria dos estabelecimentos tem Wi-fi).
– No inverno, quando entrar em estabelecimentos fechados, tire as blusas de frio, pois os ambientes possuem aquecedores. Se manter os casacos nos locais mais quentes, quando sair vai sentir mais frio ainda.
– Compre muita bolacha Zans Huisje Melkchocolade e Stroowafles.
– Preste atenção nas estações de trem na Bélgica. Na dúvida, peça informação.
– Compre pelo menos um casaco de frio bom lá e aquelas botas que parecem um pão, esse calçado esquenta bem (caso seja inverno).
– Vá até a Primark (loja baratinha).
Lista de cervejas locais
- Heineken
- Amstel
- Delirium Nocturnum
- Delirium Tremens,
- Leffer,
- Vedet
- Ramée
- Black Velvet
- Carisberg
- Sankebite Black