Trilhas e passeios no interior de São Paulo
O interior de São Paulo oferece muitas atrações que incluem passeios em cachoeiras e contato direto com a natureza. Em Varpa, distrito de Tupã, os viajantes que curtem uma aventura vão encontrar passeios de canoagem e trekking, organizados por uma empresa privada chamada Expedição Varpa.
A canoagem tem a duração de duas horas e meia, onde é possível conhecer quatro cachoeiras no Rio Pitangueiras. A maior parte do trajeto é tranquilo, não ultrapassa 3 metros de profundidade e conta com o auxílio de três guias. O pacote custa R$130,00 com café da manhã e almoço inclusos. Já o trekking fica em torno de R$ 150,00 e leva umas 3 horas para finalizar o passeio. Nele está incluso quatro pontos para visitação: uma caverna, uma Fenda com cerca de 20 metros, uma piscina natural e ou cachoeira. O limite de participantes por passeio é de 12 pessoas.
Para participar, a roupa deve ser leve e tênis confortáveis para proteger das pedras. De preferência vestimentas de academia e mais velhas, pois pode sujar com a terra. É importante lembrar que é preciso levar roupas para troca após o passeio. Não se esqueça do repelente e do protetor solar.
A equipe da expedição Varpa disponibiliza todos os equipamentos de segurança como colete salva-vidas e capacete.
As fotos são tiradas pelo guia turístico que tem uma câmera a prova d’água, mas isso não impede dos visitantes levarem seu próprio aparelho, se desejarem. Mas lembre-se: pode ser perigoso perder caso o caiaque vire.
O distrito de Varpa também é conhecido pela produção de mel e embutidos pelos descendentes da Letônia.