O que Dublin reserva aos turistas?
Conhecida como Ilha Esmeralda, a Irlanda é divida em dois países: a Irlanda do Norte, que compõe o Reino Unido, e a República da Irlanda, que é independente, faz parte da União Europeia e a qual vamos falar nesta matéria.
A Capital do país é Dublin, cidade esta que reserva várias atrações aos seus visitantes. Além de Pubs, ótimas cervejas, ela também enche os olhos dos turistas com lindos parques, Catedrais e ruas graciosas.
Chegada
Por ser uma ilha, só é possível chegar em Dublin de avião. O transporte no aeroporto é de fácil acesso, há alguns ônibus que vão em direção ao centro da cidade.
Já do interior do país para a Capital, os viajantes podem optar por carro ou ônibus. Por exemplo: De Limerick até Dublin, é bem simples de chegar. Existe uma companhia de ônibus chamada Dublin Coach (verde). Ele passa a cada 30 minutos na Arthur’s Quay (Centro de Limerick). É possível comprar a passagem na hora do embarque com o motorista ou pelo site antecipadamente: https://www.dublincoach.ie/
Passagem: U$ 25,00 (ida e volta) Retorno válido por 28 dias.
Tempo de duração: 2h30min
Pontos turísticos
– Grafton Street: Concentração de várias lojas de grife.
– O’Connell Street: Comércio com lojas mais populares, restaurantes e cafés.
– Temple Bar: Região mais famosa da cidade, onde estão concentrados vários pubs com muita música irish (irlandesa) tradicional. Ali também está o Temple Bar, o pub mais turístico da Irlanda.
– Christ Church: Catedral da Santíssima Trindade, conhecida como a Igreja de Cristo. Uma das duas igrejas mais antigas e medievais da cidade.
– Catedral de St. Patrick: Essa igreja leva o nome do padroeiro da Irlanda, o São Patrício, fundada em 1191. Além da linda igreja, o jardim ao seu redor é muito charmoso. Ela é a outra igreja mais antiga e medieval de Dublin.
– St. Stephen’s Green: Parque tranquilo e muito bonito. Ótimo cenário para fotos, para passar uma tarde agradável de descanso ou até mesmo para praticar algum esporte.
– Trinity College: É o colégio mais antigo da Irlanda. Ele foi fundado em 1592 pela rainha Isabel I. A arquitetura do lugar é bem bonita.
– Castelo de Dublin: Fica próximo à região do Temple Bar. É um importante complexo governamental irlandês. A maior parte do complexo leva a data do século XVIII. O local é “palco” de importantes eventos, como a posse do presidente da república. A visitação é aberta ao público todos os dias e custa de U$ 8 a 10.
– Fábrica da Guiness: A visita na fábrica da cerveja irlandesa tem 7 andares de ambientes para serem explorados. Por meio de vídeos é explicado a história e todo o processo da cerveja. No final, eles dão um pint de cerveja, por isso, é preciso guardar o ticket que entregam na entrada. O passeio custa U$ 25. O áudio com tradução em português é pago à parte.
– Phoenix Park: Uma pena, por ser afastado do centro, não fiz este passeio, mas dizem que vale muito a visita, porque é possível interagir com os animais que ficam soltos no parque.
Hospedagem
Uma dica de instalação confortável e bem localizado é o Hotel 7. Uma média de U$ 39 a diária em quarto para três pessoas. Se quiser optar por uma hospedagem mais em conta, tem o hostel Abigail’s, situado no centro de Dublin.
Restaurantes
Para aqueles que desejam matar a saudade do Brasil, é só ir para a região do Temple Bar para encontrar o Café Mineiro. Naquela região tem o Luigi Malones que sempre tem uma promoção com entrada, prato principal e bebida por um bom preço, se não me engano U$ 11. Outra opção é o Hard Rock Café com um cardápio caprichado.
Para ver imagens deste passeio é só acessar o canal no Youtube: